top of page
  • Como funciona uma primeira consulta com um Psicólogo Clínico?
    Numa primeira sessão, o Psicólogo procura promover um espaço de empatia, compaixão e segurança criando uma aliança terapêutica, sendo o início de um trabalho colaborativo, entre Psicólogo e Cliente. Através da entrevista clínica, o psicólogo busca os motivos para a procura de apoio, ganhando uma perspetiva geral dos principais aspetos que beneficiam ser trabalhados. São indicadas as condições de funcionamento do processo psicoterapêutico (acordo terapêutico). Nesta primeira sessão, inicia-se a definição de objetivos terapêuticos, que serão posteriormente melhor operacionalizados numa segunda sessão.
  • Como funciona um processo psicoterapêutico?
    Marcação As sessões deverão ser agendadas através do e-mail ou telefone. As consultas poderão ser em Português ou Inglês. Frequência Um processo de psicoterapia deverá decorrer de forma semanal (recomendado) ou quinzenal. Duração As sessões duram em média 50 minutos. Local As sessões online funcionam nas devidas plataformas tecnológicas. Ex: Zoom, Google Meet.
  • As sessões online trazem resultados positivos? Quais as vantagens?
    Já existe bastante investigação e evidências científicas sobre a eficácia de intervenções psicológicas através das novas tecnologias. Em que o psicólogo cumpre rigorosamente o código deontológico (sigilo e confidencialidade) utilizando ferramentas científicas e técnicas adaptadas à intervenção online. Este papel, cada vez mais importante, da tecnologia na intervenção psicológica apresenta várias vantagens e oportunidades únicas para a prática da Psicologia. Vantagens: Alcance. A intervenção psicológica online permite facilitar o acesso à informação e à intervenção psicológica a um maior número de pessoas, as quais, pelas mais diversas razões; Acessibilidade; realiza-se com um custo económico mais baixo, pois evita custos de deslocação (reduz o tempo dispendido nestas), estacionamento; Flexiblidade: permite a adaptação a vários locais, contextos, condições e características, de modo a responder às necessidades específicas e conveniência de diferentes grupos de pessoas. Esteja em Portugal ou noutra parte do Mundo pode usufruir das nossas sessões de psicologia ou coaching, em português ou inglês.
  • Quanto tempo dura um processo psicoterapêutico?
    A duração de um processo psicoterapêutico, pela sua especificidade, é variável. Depende de diversos fatores como: objetivos delineados; característica da situação a trabalhar, perfil do cliente.
  • Qual a diferença entre um Psicólogo e um Psiquiatra?
    O Psicólogo, é formado em Psicologia, procura delinear, em conjunto com o cliente, um plano terapêutico com recurso a técnicas e estratégias que permitam reestruturar a sua forma de pensar, sentir e comportar de forma a aumentar o bem-estar. O Psiquiatra, formado em Medicina, tem competência para prescrever medicação e avalia o cliente numa ótica médica. Frequentemente, a complementaridade de intervenções é importante, uma vez que as técnicas utilizadas são distintas, mas ambas as intervenções visam a diminuição do sofrimento psicológico.
  • Tudo o que conto ao Psicólogo é confidencial?
    “Os/as psicólogos/as têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente, obtida direta ou indiretamente, incluindo a existência da própria relação, e de conhecer as situações específicas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais. A não manutenção da confidencialidade pode justificar-se sempre que se considere existir uma situação de perigo para o cliente ou para terceiros que possa ameaçar de uma forma grave a sua integridade física ou psíquica.”
bottom of page