Hiperatividade e Défice de Atenção

As crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) têm dificuldade em concentrar-se e tomar atenção durante muito tempo, distraem-se facilmente, fazem as coisas sem pensar e são demasiado ativas. Também não é fácil para elas seguirem regras ou esperar.

É importante ter em consideração que as crianças e os adolescentes com PHDA não são “más”, não estão a “fazer de propósito” ou a “chamar a atenção”. Elas têm realmente dificuldade em controlar o seu comportamento.

Qualquer um de nós (crianças, jovens ou adultos) pode experienciar períodos de falta de concentração, impulsividade ou hiperatividade. Por isso, é importante que o diagnóstico desta perturbação seja precedido de uma avaliação psicológica rigorosa.

Existem tratamentos eficazes para a PHDA que envolvem uma componente psicoterapêutica intensiva e por vezes é necessária uma abordagem farmacológica (devidamente avaliada por um médico). É possível gerir os comportamentos de uma criança com hiperatividade e potenciar os seus níveis de concentração melhorando a sua qualidade de vida.

 Se identifica estes sinais no seu filho, procure ajuda, fico disponível para desenhar uma intervenção personalizada.

Sinais de alerta

- Dificuldade em prestar atenção em detalhes;

- Comete erros por descuido;

- Dificuldade em manter a atenção;

- “Parece estar com a cabeça longe”;

- Dificuldade para organizar tarefas;

- Frequentemente perde objetos pessoais (ex: materiais escolares, chaves, documentos, óculos);

- Agitação motora - “Parece ter bicho carpinteiro”

Seguir no Instagram

+351 964 238 128

 

info@carolinaferreira.com 

Rua de São Gonçalo, 55 Fração A 9500-297 Ponta Delgada

© 2020 by Carolina Ferreira. Proudly created by JL & Company.