Descubra como é uma Relação Tóxica

Habitualmente as pessoas associam uma relação abusiva a violência física, mas não é apenas esta dimensão que existe numa relação tóxica. O abuso pode ser físico, psicológico ou emocional. E até tudo ao mesmo tempo. Comportamentos tóxicos numa relação amorosa poderão ser experienciados por um homem ou mulher, numa relação heterossexual ou homossexual, de qualquer idade, raça ou etnia.


Ao longo deste texto quando referimos a palavra “abusador” estaremos a referir-nos a qualquer sujeito, independentemente do sexo, género, idade, raça ou etnia, que tenha comportamentos abusivos perante o seu parceiro amoroso. É importante perceber se está numa relação tóxica. A si leitor, irei tratá-lo por TU. 


Se se identifica com alguns destes sinais, por favor procure ajuda.

Tenha em atenção os seguintes sinais de alarme (Estes sinais são apenas alguns dos possíveis):


Evitam certos tópicos

Parece que estás pisando em cascas de ovo em torno de teu parceiro. É um sinal se tens que ficar quieto sobre coisas que lhe incomodam e temer que isso vá ativar o teu parceiro, ou seja fazer com que se chateie.


Controlam como Ages

Os abusadores podem controlar como te comportas, dizendo que estão apenas ajudando. Mesmo que pareça que eles estão a apoiar, na realidade estão tentando manipular o teu comportamento.

Existem diversas formas de controlo, nomeadamente: controlar as suas redes sociais, ou seja, que tipo de foto publicas, quem comente, a quem faz gosto quem partilha. Fazer uma vistoria no teu telemóvel para perceber com quem contataste. Dizer que há certas roupas que não devias utilizar. Que deverias evitar maquilhagem.


Mudam os Teus planos

Mudarão os teus planos sem te dizer para manter o controlo sobre ti. Pode surpreender-te quando deverias estar a encontrar-te com os teus amigos mas por alguma razão súbita tens de cancelar. Com o tempo, podes ficar dependente dele e do que deves fazer para agradar.


Emocionalmente instáveis

Eles estão emocionalmente disponíveis em um momento e distantes no próximo. É difícil falar com eles porque nunca sabes como vão reagir. Eles não oferecem nenhuma explicação ou negam o seu comportamento. Isso faz com que tenhas de adivinhar a reação e ficar com medo dele.


Dizem coisas ofensivas como piadas

É um sinal de abuso emocional quando eles dizem coisas que sabem que vão magoá-lo, mas fazem em jeito de piada. Eles ignoram os teus sentimentos e fazem com que duvides de ti mesmo e do teu valor.


Humilha-te

Por vezes, ele tende a humilhar-te em frente a outras pessoas. Este comportamento de humilhação é feito de propósito para que te sintas fraco e pequeno assim não te chegas à frente para te manifestares. E diante de outras pessoas irá gozar contigo acerca das tuas fragilidades.


Tens de adivinhar as suas Necessidades

Tu não és um leitor de mentes por ter um parceiro que espera que saibas o que ele quer. É infantil e imaturo. Um relacionamento saudável é baseado na comunicação aberta, não em suposições.


Faz Ultimatos

Com essa estratégia o abusador fará com que o seu companheiro a força faça o que ele deseja sem utilizar força física. E ganha absoluto controlo sobre a situação por exemplo: “Se saíres com os teus amigos eu retiro-te cartão de crédito.”; “se me deixares eu vou me matar”; “se fizeres isso nunca mais vais ver os nossos filhos.” “se me abandonares, eu vou arder com essa casa.”


Ignora os teus sentimentos

Em vez de reconhecer quando algo te magoa, ele diz que estás sendo muito sensível ou emocional. Esta forma de abuso pode deixar-te confuso e oprimido e podes começar a duvidar dos teus próprios sentimentos.


Armadilhas de culpa

O objetivo destas armadilhas é que a pessoa se sinta culpada pelo que fez e acabe por fazer o que o outro deseja. Estas armadilhas vêm embrulhadas de uma forma muito efetiva por exemplo: “Se me amas vais fazer isto... Se me amasses não fazias aquilo... “ “Eu pensava que isso significava alguma coisa para ti mas parece que eu estava errado...”


Gaslight

Gaslight é quando alguém mente sobre o quê e como as coisas acontecem. Então duvidas da tua própria realidade. Eles podem dizer coisas como: “Isso nunca aconteceu”; “não foi bem assim”; Para te confundir. Esta forma de abuso vai te deixar dependente do teu parceiro para tudo.


Agem de maneira diferente quando estão com outras pessoas

O agressor pode agir de duas maneiras: ele pode ser atencioso e carinhoso em público para enganar toda gente ou pode estar distante e desprezível como forma de controlar como te comportas com os teus amigos e familiares.


O amor é condicional

Dizer que não te ama quando tu discordas ou argumentas é um sinal de abuso emocional. Baseia o relacionamento na validação ao invés da conexão. implica que só és digno de amor quando fazes o que ele quer.


Ignora as tuas Conquistas

O abusador pode ignorar as tuas conquistas, em vez de reconhecer o trabalho que fizeste. Pode dizer coisas como “É fácil, qualquer um pode fazer isso” “não é grande coisa”.


Diz que não és útil

Dará indicações de como deves pensar e o que fazer para controlar os teus pensamentos e comportamentos. O segredo é fazer com que penses que não és útil ou que és egoísta.


Precisa saber onde estás

Eles constantemente perguntam onde estás e com quem estás, o que estás fazendo.

Verificar constantemente é uma forma de controlo, pois querem saber todos os seus movimentos o tempo todo. Isso mostra que eles não confiam em ti.

e podem dizer coisas como “por favor, envie-me uma foto mostrando como é engraçado estar com seus amigos.”; “vamos fazer uma vídeochamada para que eu possa entrar em contato com sua mãe, sinto tanto a falta dela”; “uau você está em um lugar lindo, por favor me mande fotos”.


Violência física

Se o abusador não consegue fazer com que a vítima tenha o comportamento desejado vai com certeza recorrer a violência física. Pode começar por apertar um braço numa discussão, abanar, empurrar, atirar coisas, dar beliscões, etc. são todas formas de violência física.


Se te identificas com alguns destes sinais, procura ajuda para desintoxicares esta relação.


Uma imagem de um casal aparentemente feliz também pode representar uma relação tóxica.

Veja AQUI sinais de uma relação amorosa saudável.