Mindfulness – Mitos (?) e Benefícios

Focar no momento presente, no aqui e agora, requer treino. Treinar o músculo da atenção vai nos permitir ser investigadores daquilo que habita na nossa casa interna, e com uma lupa com lente ausente de julgamento e curiosa, vamos observar os nossos pensamentos e emoções e procurar os legendar, validar e regular.


Para isto poderá incluir no seu dia a dia pequenas práticas de atenção plena e meditação mindfulness potenciando o seu auto-cuidado integrado.



Antes de nos debruçarmos sobre os benefícios das práticas da meditação de atenção plena vamos falar dos MITOS associados. Ainda um largo grupo de pessoas ficam muito sépticos e desconfiados quando ouvem a palavra Meditação.


Não vou estar aqui a rezar.

A meditação não é uma religião. A atenção plena é apenas um método de treino mental.


Tenho de estar de pernas cruzadas, numa almofada de meditação.

Pode realizar meditação numa simples cadeira. Também pode praticar trazendo a atenção plena no lugar onde está: de carro, autocarro ou no caminho a pé para o trabalho.


São precisos vários anos de prática para ver os resultados.

A prática de atenção plena não requer muito tempo. Podem ser 3 minutos diários ou 20 minutos. Requer paciência e persistência. A meditação liberta-nos das pressas e assim acabam por ter mais tempo para outras coisas.


Meditação não é para mim, sou uma pessoa muito acelerada. Nunca vou conseguir.

A meditação não é complicada. Não se trata de conseguir (ou não). Aprendemos sempre alguma coisa valiosa sobre nós e os nossos processos internos.


Não sinto nada. Preciso sentir algo diferente.

A meditação não é para sentir isto ou aquilo. Não vai entorpecer a sua mente, nem vai levar a adotar uma postura falsa de otimismo excessivo em relação à vida. A meditação permitirá ver o mundo com maior clareza e ajudará a cultivar uma consciência mais profunda e compassiva que irá permitir-lhe avaliar os seus objetivos e descobrir o melhor caminho para dar vida aos seus valores mais profundos.


Com o tempo e o treino de meditação de atenção plena traz mudanças a longo prazo no estado de espírito e nos níveis de felicidade e de bem-estar.



E após olharmos para os mitos é determinante conhecermos os BENEFÍCIOS da meditação com atenção plena.


Estudos científicos provaram que a atenção plena não só impede a depressão como também afeta positivamente os padrões do cérebro subjacentes à ansiedade, stress, depressão e irritabilidade, permitindo que ao surgirem se possam dissipar. Estes estudos ainda revelaram que pessoas que meditam vão menos ao médico e apresentam melhorias ao nível da memória.


Pessoas que meditam regularmente são mais felizes e satisfeitas do que a média.


Estes resultados têm um enorme impacto nos benefícios em saúde:

  • A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação;

  • A memória melhora e os tempos de reação são mais rápidos;

  • Aumenta o vigor físico e mental;

  • Pessoas que meditam regularmente têm relações melhores e satisfatórias;

  • A meditação reduz os indicadores chave de stress crónico, incluindo a hipertensão;

  • Redução do impacto de doenças graves, como a dor crónica e o cancro;

  • Fortalece o sistema imunitário, ajudando assim a combater as constipações, gripes e outras doenças;


Poderá incluir no seu bolso a aplicação Headspace que contém centenas de meditações guiadas que promovem o seu bem-estar, como estratégia de higiene psicológica. Meditar não é transformar-se noutra pessoa. Meditar tem a ver com treinar a consciência e ter uma percepção saudável da realidade. Não é tentar eliminar os seus pensamentos ou sentimentos. É apenas aprender a observá-los, sem julgamentos. E começar a catalogar e validar. Dizendo “eu estou com medo e tenho esse direito”.


Seguir no Instagram

+351 964 238 128

 

info@carolinaferreira.com 

Rua de São Gonçalo, 55 Fração A 9500-297 Ponta Delgada

© 2020 by Carolina Ferreira. Proudly created by JL & Company.