top of page

Porque as suas Emoções são Importantes?

Como seres humanos, estamos todos programados para sentir e reagir ao nível emocional às coisas que acontecem ao nosso redor.


Desde o momento em que nascemos, choramos quando estamos tristes, com raiva ou com alguma necessidade. Sentimos raiva das pessoas que nos magoaram. Temos medo das coisas que podem ser perigosas. E sentimo-nos felizes quando damos amor, bondade e carinho.


Essas emoções são tão naturais para nós e é natural para nós expressá-las.

Mas algures ao longo do caminho parece que fica tudo complicado. Quando começamos a ficar confusos sobre o que estamos sentindo e porque o estamos a sentir.

Por vezes, existem algumas emoções com as quais não sabemos lidar, então acabamos por reprimir, negar ou esconder os nossos verdadeiros sentimentos. Compreender as nossas emoções não nos ajuda apenas a nos compreender melhor, mas também nos apoia a construir uma vida mais significativa.


Agora, aqui estão algumas coisas importantes que precisa saber sobre as nossas emoções:


1 - Tu Não És as tuas Emoções

As emoções são importantes, mas não definem quem somos.

Sinais fluem do cérebro para o corpo como uma reação às experiências do dia-a-dia. As suas emoções existem simplesmente para regular os seus pensamentos e comportamentos com base nestas experiências e fornecer dados sobre o mundo ao seu redor. Elas não dão informações sobre o seu caráter ou impactam em quem é, a menos que queira. E pensar de outra forma rouba-lhe a sua identidade. Pode permitir-se ficar com raiva sem pensar “sou uma pessoa raivosa” ou sentir-se feliz sem se pressionar para agir como uma pessoa feliz a todo o tempo.

Reformule "Sou triste" por "Estou triste".


2 - As Emoções Vêm E Vão

Uma das principais razões pelas quais dizemos que há muito mais em uma pessoa do que apenas as suas emoções é porque as nossas emoções frequentemente vêm e vão. A nossa identidade é fundamental para nós e não deve ser definida por algo tão inconstante e em constante mudança como as nossas emoções.

Até mesmo as emoções e reações físicas mais intensas como chorar, tremer e gritar atingem o seu o pico e caem em questão de minutos.


3 - As Emoções Não Precisam De Um Motivo Específico

Já se sentiu de uma certa maneira sem saber porquê? Ou teve que agarrar uma emoção que lhe atingiu do nada? Embora possa ser confuso e difícil de entender as nossas emoções, quando não sabemos qual é a razão por trás delas, às vezes só precisamos permitir sentir o que quer que seja e tentarmos não ficar tão presos em descobrir as razões. Pode haver uma dúzia de razões diferentes pelas quais estamos a sentir algo. Mas está tudo bem quer se esteja sentindo triste, chateado, feliz ou com medo. Seja honesto sobre os seus sentimentos e aceite-os sem julgamento. Todos os seus sentimentos são válidos.


4 - As Emoções Não Precisam de ter uma Reação

Seja raiva, ciúme, tristeza ou descontentamento, não há nada de errado em se sentir de uma certa maneira. Não precisa se sentir culpado ou envergonhado pelas suas emoções, desde que também entenda que nem toda a emoção precisa de uma ação. se perder o controlo e deixar as suas emoções dominarem, pode dizer coisas que magoam os outros ou fazer algo de que se arrependa mais tarde.


5 - Não Existem Emoções Negativas

Embora a maioria de nós acredite que as emoções podem ser boas ou más, a psicologia afirma que todos as emoções são neutras. Não existem emoções positivas ou negativas, todas têm uma função fundamental para o nosso bem-estar . Pode ser doloroso sentir as coisas de forma intensa e profunda mas permitir-se experienciar as suas verdadeiras emoções pode ensinar-lhe muito sobre si próprio.


6 - Todas As Emoções Têm Uma Função

Experiencia um amplo espectro de emoções diferentes e multifacetadas. As suas emoções são uma parte natural da vida e servem para que saiba como o que acontece tanto na sua vida como consigo próprio o afetam.

Cada emoção tem a função de apontar a direção certa e ajudar a entender o que está a pensar e fazer.

A REPULSA pode sinalizar que existe uma necessidade que não está a ser satisfeita e que pode estar a faltar na sua vida.

A RAIVA permite que saiba que os seus limites foram ultrapassados.

O MEDO e a ansiedade mantêm-no protegido de um potencial perigo.

A ALEGRIA ensina-lhe a procurar pessoas e lugares que o fazem sentir- se amado.

A TRISTEZA ajuda a processar a perda de algo/alguém importante para si.


7 - As Emoções São Contagiosas

Algo que precisa saber sobre as suas emoções é que elas podem ser muito contagiosas. Vários estudos científicos descobriram que, quando está num grupo de pessoas, inconscientemente imita as emoções destas pessoas ao seu redor como uma expressão inata de necessidade de pertença. Não é de admirar que ter pessoas tóxicas na sua vida pode derrubá-lo e esgotá-lo emocionalmente. É por isso que é importante cercar- se de pessoas que o animem, que gostou de passar o tempo e com quem realmente se sinta conectado.

bottom of page