
Regulação Emocional
Imagine que tem uma importante reunião de trabalho, e está preso no meio de um engarrafamento na estrada, tenta avisar o atraso por telefone mas fica sem bateria. Algumas pessoas irão respirar fundo, lamentar o ocorrido, mas irão otimizar o seu dia. Outras pessoas sentirão o impulso de abandonar o carro, ou partir o telefone, após gritarem com o carro do lado, mas não o farão, porque, logo de seguida, pensarão que obedecer a este impulso só lhes trará prejuízo. Mas existem as que de facto seguem os seus impulsos e somam consequências.
O que nos torna bem sucedidos ao lidar com estas circunstâncias é a capacidade de Regulação Emocional.
A capacidade do indivíduo lidar com situações stressantes e desafiadoras de maneira saudável, sem deixar que elas causem prejuízos nas diversas dimensões da sua vida.
Todas as emoções possuem um papel fundamental na nossa vida, potenciar a nossa regulação emocional implica identificar o que estamos a sentir e adequar a sua intensidade à situação.
Se se identifica com estes sinais, procure ajude de um psicólogo clínico, que o auxilie na tomada de consciência e compreensão das suas emoções, procurando aceitá-las e para que em momentos de tensão, controlar comportamentos impulsivos e agir de acordo com os objetivos desejados, de forma a alcançar os seus objetivos. Se considera que o posso ajudar, contate-me.
Sinais de alerta
- Reatividade emocional (Explosões);
- Impulsividade;
- Perda de controlo;
- Falta de clareza emocional
- Construção de relações instáveis;