Ghosting: O Amor que Desaparece

Namorar no mundo atual é tão complicado. Existem tantas regras, regulamentos e significados ocultos que é quase necessário obter um manual quando te sentes atraído por alguém. Já é suficientemente assustador tentar encontrar alguém que queira a mesma coisa que tu, seja lá o que for, sem te preocupares com as milhões de outras coisas que podem acontecer para fazer uma experiência tão fantástica dar errado. E tem sido cada vez mais frequente e, aceitável, o término repentino de um relacionamento sem deixar explicações. Ou seja, o parceiro misteriosamente desaparece como se fosse um fantasma, este conceito foi apelidado de Ghosting.


Este conceito aplica-se àqueles que estiveram envolvidos com alguém significativo por algum tempo, desde estarem juntos/ a encontrarem-se, durante algumas semanas ou até ficarem juntos por meses ou até anos. Isto também pode acontecer entre amigos íntimos, mas é especialmente frequente no mundo do namoro. Esta prática terrível parece estar acontecendo com cada vez mais frequência.


Ghosting pode ser ter aquela pessoa especial que subitamente passa a ignorar as tuas mensagens e telefonemas. Termina a relação, sem grandes explicações, e desaparece abruptamente.  

Tudo isto, pode ferir drasticamente a auto-estima, auto-confiança e valor próprio. Terminar um relacionamento, já é suficientemente difícil, com este bónus do desaparecimento, podemos pensar que nem fomos dignos de uma explicação. Podemos sentir-nos insultados, desrespeitados e abandonados.


Este quadro de rejeição, ativa as mesmas áreas do cérebro que a dor física.


Porque as pessoas acham que não há problema em fazer ghosting? Porque alguém que afirma cuidar de ti de repente terminaria a relação, sem explicação, sem dó nem piedade? Muitos pensam que é o resultado do medo do conflito ao confrontar outras pessoas. Ghosting é uma maneira conveniente de evitar isso completamente. Porquê terminar com alguém quando podes simplesmente ignorar?


Os Investigadores descobriram que usar este método de evitação para terminar com alguém é uma das piores maneiras de terminar em um relacionamento, a pessoa que está sendo alvo de ghosting pode sentir-se emocionalmente destruída durante um longo período de tempo.


No entanto, muitos acham que a pessoa que fez o ghosting provavelmente não sentiram nada com este comportamento, já que foi tão fácil para eles desaparecerem abruptamente. Inúmeros profissionais discordam dizendo que a culpa de sair de um relacionamento de forma tão covarde pode ter efeitos negativos duradouros sobre a pessoa que o fez.


Romper com alguém através de uma comunicação aberta, não importa o quão difícil possa parecer, é a melhor coisa a fazer, mesmo que pareça que estás arruinando a vida de alguém, é melhor enfrentares os teus problemas de frente. E tentar resolvê-los e superá-los.