Desacelere com STOP

Em situações de vida desafiantes, que nos colocam no limite, é fundamental regularmos a intensidade das nossas emoções. A estratégia STOP permite-lhe desacelerar e focar-se no momento presente, onde a respiração constitui uma âncora que o permite parar e reconectar, encontrando soluções mais ajustadas.




S – Stop. Pare por uns instantes. Interrompa o que está a fazer ou o que está a pensar.


T – Traga-se ao presente, respirando. Faça um ciclo de respiração, inspirando 4 segundos pelo nariz, sustendo a respiração outros 4 segundos e expirando 4 segundos ar pela boca. À medida que inspira sinta o que ar fresco a levar oxigénio a todas as zonas do seu corpo que precisam acalmar. A cada expiração sinta um ar carregado e quente a sair, libertando a tensão e desconforto experienciados.


O – Observe o que está presente. Identifique pensamentos, dê nome às emoções, explore as suas sensações físicas. Os pensamentos são como as nuvens, tal como surgem, também se desvanecem. Esta observação acerca do que habita dentro de si e do que a rodeia, ajuda a diminuir a intensidade das emoções.


P – Planeie uma ação que o ajude a regular as suas emoções. Faça algo, que goste e lhe dê prazer. Ou simplesmente, afaste-se da situação que desperta a sua impulsividade.