Mindfulness – Desacelere a sua Mente

Vivemos todos num mundo que nos obriga a acelerar e que temos de fazer, fazer, fazer... e nos inunda de preocupações!


Qual foi a última vez que ficou às voltas com os seus pensamentos? Com desespero queria que a sua cabeça se acalmasse, que estivesse quieta, para conseguir dormir um pouco. Mas todas as vezes que tentou parar os pensamentos parece que eles ganhavam vida com uma força renovada. Dizia a si “vá não te preocupes agora com isso “ e de repente descobria inúmeras coisas novas para se preocupar. Tentava ajeitar a almofada e virar-se para o outro lado para ficar mais confortável mas lá começava outra vez a pensar. Á medida que a noite vai avançando vai se sentindo cada vez mais vulnerável e quando o despertador toca sente-se excessivamente cansado, mal humorado e infeliz.


Durante o dia acontece o contrário, os pensamentos parecem andar em slow motion, quer manter-se desperto mas só quer bocejar. Andava a deambular pelo trabalho sem estar verdadeiramente presente e sem capacidade de se concentrar. Sentia-se cada vez mais ansioso, stressado e esgotado.


Existem dentro de nós, fontes de profunda satisfação, por mais aprisionados e consternados que nos possamos sentir. Estão simplesmente à espera de ser libertadas da prisão que o nosso modo de vida frenético e imparável constroem à sua volta.


Tentamos com todas as nossas forças ser felizes que acabamos por perder as partes mais importantes da nossa vida e destruir a própria paz de que andamos à procura. A maior parte de nós já se esqueceu de como viver uma vida alegre e boa.


Hoje vou lhe falar de uma técnica milenar que lhe vai ensinar a libertar-se progressivamente da ansiedade, stress e infelicidade. Não é uma técnica que lhe dá a felicidade eterna, toda a gente passa por momentos de dor e sofrimento e é ingénuo fingir que pode ser de outra forma. Mas é possível saborear uma alternativa à luta que constitui o nosso dia a dia. Esta técnica/prática chama-se Mindfulness ou Atenção Plena.


A atenção plena é a observação, sem crítica nem julgamento, tendo compaixão por si próprio. Quando a infelicidade e o stress pairam sobre a sua cabeça em vez de considerar tudo de uma forma pessoal, aprende a vê-los como se fossem nuvens escuras no céu e a observá-las com curiosidade saudável à medida que passam.

Na essência a Atenção Plena permite-lhe captar os padrões de pensamentos negativos antes de eles o fazerem mergulhar numa espiral descendente. Assim começa o processo de recuperar o controlo da sua vida. Uma prática de atenção plena é a meditação.

Uma meditação consiste em focar a sua atenção total na sua respiração, à medida que inspira e expira. Centrar-se na respiração, permite-lhe observar os pensamentos que surgem na mente e, pouco a pouco, deixar de viver em lutar com eles. Acabará por se aperceber de que estes pensamentos vão e vêm à vontade, que você não é os seus pensamentos. Pode observá-los quando lhe surgem na mente, vindos aparentemente do nada, e volte a observá-los quando desaparecem, como se fossem uma bola de sabão, a rebentar e a desaparecer.


Compreenderá de que os pensamentos e emoções são transitórios. Tem a hipótese de agir sobre sobre eles.


Seguir no Instagram

+351 964 238 128

 

info@carolinaferreira.com 

Rua de São Gonçalo, 55 Fração A 9500-297 Ponta Delgada

© 2020 by Carolina Ferreira. Proudly created by JL & Company.