12 sinais um Relacionamento Amoroso Saudável

Muitos de nós queremos ter um relacionamento amoroso feliz e significativo, mas hoje em dia, num cenário de namoros atormentados pela superficialidade e abundância de opções, é muito mais fácil querer do que fazer acontecer um relacionamento duradouro e saudável. A fasquia inicial pode ser ótima, mas é preciso muito mais do que atração para manter um relacionamento. De que maneiras podemos manter um relacionamento saudável e garantir longevidade com os nossos parceiros.


Aqui estão 12 sinais de que está num relacionamento saudável:


1 - Comunicam abertamente

Um relacionamento saudável começa com transparência. Sente que podem comunicar sobre qualquer coisa com o seu parceiro? Desde ligações pessoais, a tópicos tabu? Reservam tempo para ouvir e sentir empatia um pelo outro? A boa comunicação significa usar técnicas assertivas que incluem linguagem corporal acolhedora, escuta ativa e empática e linguagem compassiva.


2 – Discutem/Argumentam

Isso pode parecer estranho, mas discutir às vezes é realmente saudável num relacionamento. Caso contrário, provavelmente estará apenas reprimindo os seus sentimentos e deixando que se transformem em ressentimento. Casais que comunicam bem podem argumentar com eficácia. Ambas as partes podem expressar as suas opiniões enquanto tentam entender o ponto de vista do outro. Sabendo quando deverão pedir desculpa se estão errados. Estes tipos de discussões, entretanto, não devem ser confundidas com brigas destrutivas. Em que casais usam linguagem e comportamento agressivo para ferir um ao outro quando discordam sobre um assunto.



3 - Mantêm os detalhes do relacionamento privados

É normal recorrer a amigos próximos e familiares para obter conselhos sobre o seu relacionamento quando entra em conflito com o seu parceiro. Mas tornar os seus desafios públicos, nas redes sociais, é uma atitude passivo-agressiva. Prejudicando a confiança que construiu com o seu parceiro. Construir uma esfera de privacidade na sua relação traz segurança.


4 - Não guardam ressentimentos

Quanto mais conhece o seu parceiro, mais se podem irritar um ao outro, o que é normal. Todos nós ficamos um pouco agitados de vez em quando, e dizemos e fazemos coisas que não são intencionais, mas podem perturbar os nossos parceiros. Mas guardar rancor mesmo depois de eles se desculparem pode prejudicar o seu relacionamento. Em vez disso, converse sobre as coisas quando estiver chateado e aprenda a deixar ir.


5 - Têm Expectativas Realistas

O parceiro perfeito não existe. É preciso muito trabalho para manter um relacionamento. Casais saudáveis entendem que a chave para um relacionamento duradouro é o compromisso e a comunicação aberta.


6 - Reservam tempo e espaço para a sua Individualidade

Estar num relacionamento saudável não significa que estão colados a toda a hora. Isso significa que podem ter interesses e amigos separados e manter o seu próprio sentido de individualidade sem temer que o seu parceiro fique com ciúmes ou ressentido. Ter uma vida fora do relacionamento é essencial.


7 - Confiam um no Outro

Casais felizes podem passar algum tempo longe um do outro, sem se preocuparem com quem o seu parceiro está ou o que está a fazer. Perseguir um parceiro nas redes sociais e pedir-lhe atualizações constantes são sinais de problemas de confiança ou co-dependência. Confiar significa respeitar as decisões do seu parceiro e sentir-se seguro.


8 - Apreciam o tempo que passam juntos

Quer isso signifique encontros para jantar ou aconchego no sofá, gosta de passar o tempo com o seu parceiro, não importa o que aconteça. Um relacionamento saudável envolve reservar um tempo da sua agenda lotada para se conectar com o seu parceiro. Não é apenas uma obrigação, mas uma forma de criarem conexão.


9 - São amigos

Casais saudáveis partilham interesses comuns, gostam de sair juntos e fazer o outro rir. Assim como os melhores amigos, os casais saudáveis podem falar sobre qualquer coisa e confiar um no outro sem medo de julgamento. É importante sentir-se confortável com o seu parceiro.


10 - Tomam decisões juntos

Relacionamentos saudáveis não são uma luta pelo poder, eles são uma parceria que permite que ambos os indivíduos tenham voz igual. Se discordar sobre em qual restaurante ir para o seu encontro, um de vocês pode ter que ceder, mas no próximo fim de semana a escolha deve ser sua. O compromisso é a chave.



11 - Nutrem intimidade

Sim, o sexo é extremamente benéfico em relacionamentos saudáveis, mas a intimidade também. Intimidade pode significar vínculo sexual ou familiaridade ou romance. Embora alguns possam pensar que esta palavra se limita ao contexto sexual, ela também implica outras questões tais como a confiança, a cumplicidade ou o fato de saber bem o que o outro quer. Manter um relacionamento saudável significa cortejar o seu parceiro com afeto, tempo de qualidade, dar presentes ou outras formas de linguagem de afeto e amor.


12 – Juntos, constroem a sua melhor versão

Fixar não é o mesmo que apoiar. Relacionamentos saudáveis consistem em casais que se amam pelo que são, não por quem desejam que sejam. E juntos, trazem ao de cima, o melhor de cada um.


Se há aspetos que o preocupam na sua relação amorosa, veja o nosso post acerca relações tóxicas.