top of page

Experimente SER “Out Of The Box”

Quem já não agarrou uma crença acerca de algo ou alguém, como se fosse uma criança com medo de deixar voar o seu precioso balão? Com força e empenho! Todos nós!

Na nossa vida, tendencialmente somos rígidos, ficamos presos à nossa forma de pensar, sentir e agir, a isto se chama rigidez mental.

Esta rigidez mental traduz-se na incapacidade de mudar o nosso comportamento e crenças quando estas já não funcionam para alcançar os nossos objetivos.

Quem já não agarrou uma crença acerca de algo ou alguém, como se fosse uma criança com medo de deixar voar seu precioso balão? Com força e empenho! Todos nós!


Esta rigidez pode resumir-se a um único modo de ver a realidade, marcada pelo exagero apego a um ponto de vista/opinião e este apego pode fazer de nós pessoas mais intransigentes e intolerantes a qualquer estímulo que venha a tentar abalar a nossa opinião.




Imagine o seguinte exemplo:



Está a observar um mapa no seu telemóvel com a resolução a 250%, o que acontece? Provavelmente a imagem que apresenta é demasiado focada em apenas uma localização. O que acontece se reduzir a resolução para 80%? Terá uma visão mais alargada do mapa que o permitirá encontrar novas e melhores direções. A este movimento de zoom out podemos estar a falar de flexibilidade mental.

A flexibilidade mental pode definir-se como a capacidade para adaptarmos o nosso comportamento/ pensamentos a situações novas e inesperadas. Esta capacidade nos permitirá perceber que a forma como agíamos não funciona (ou deixou de funcionar) e aí a rigidez que existia, transforma-se em plasticina e molda-se às diferentes situações/contextos.



Em conjunto reflita sobre o seguinte exemplo:



No meio de uma grande tempestade numa floresta qual o elemento com maior resistência? Os bambus ou os carvalhos?
Apesar do Carvalho ser uma árvore imponente, perante uma tempestade a sua rigidez fez com que quebrasse. Ao contrário dos bambus, que pela sua flexibilidade, dobra-se perante os fortes ventos e as persistentes chuvadas. 

Na vida humana acontece o mesmo, pessoas mais flexíveis constroem maiores níveis de resiliência e promovem as suas capacidades.


E assim, podemos enumerar os benefícios da flexibilidade mental:

1. Facilita a adaptação a situações difíceis, trazendo novas soluções;

2. Permite resignificar experiências, ou seja, dar um significado que seja atualizado às circunstâncias do momento;

3. Ampliar as possibilidades de sermos mais felizes, deixando para traz velhos hábitos e padrões de funcionamento que não são eficazes;

4. Flexibiliza a forma como olhamos e refletimos acerca do ponto de vista do outro, promovendo melhores níveis de empatia;

5. Permite quebrar algumas resistências para novas aprendizagens em todas as dimensões;

6. Tolerar melhor os seus erros (e dos outros), aumentando a capacidade de compaixão;


E agora como podemos treinar a nossa flexibilidade?

a) Fazer alterações nas rotinas diárias – procure alterar gradualmente às suas rotinas, experimentando inserir outras práticas que anteriormente rejeitava;

b) Conhecer novas áreas – experimentar novos hobbies desportivos, artísticos, formativos, etc. não excluindo nada à partida. Poderá descobrir novas habilidades e interesses.

c) Pedir/ escutar novas ideias e perspetivas às suas pessoas de referência – quando falo em escutar, falo numa perspetiva sem sem crítica, que permite verdadeiramente escutar o ponto de vista dos outros, sem qualquer julgamento, nem respostas de contra-ataque;

d) Desenvolver espírito crítico – acima de tudo a capacidade de auto-crítica que nos permita avaliar se o nosso comportamento/pensamento está a ser benéfico ou prejudicial. Esta auto-crítica deverá explorar se estamos a pensar em termos absolutos em que dividimos apenas em 2 pólos entre preto/branco, bom/mau, Atrevendo a pensar fora da caixa;

e) Centrar na solução e não no problema – focar em soluções abre-nos o leque de possibilidades para resolver determinado problema saindo de um labirinto que parece só ter becos sem saída;

f) Focar no momento presente.


Ao contrário do que possa estar a pensar, flexibilizar permite criar raízes mais seguras estando inteiramente conectado com os seus valores construindo um caminho mais feliz e com maior qualidade. Pense fora da caixa e construa um Mindset de Crescimento!!!


bottom of page