top of page

Os seus Desejos de Ano Novo são SMART?

Estamos a aproximar-nos do final do ano, e por esta altura começamos a fazer um balanço e uma retrospetiva. Que metas alcancei? O que não conquistei? Que momentos me trouxeram dor e alegria? Em dezembro do ano passado, definiu uma longa lista de objetivos? Será que os cumpriu ou em fevereiro já se tinha esquecido deles e desistido? Justificando “não tenho motivação” “não tenho tempo” “veio a pandemia”.

Não adianta definir uma longa lista de objetivos que em vez de o motivar parece que acarreta um grande peso. Proponha-se apenas a realizar 2 objetivos que sejam importantes para si e utilizar a estratégia SMART para os definir e avaliar.




S – Para que um objetivo seja viável ele deve ser o mais específico possível;

M – definido de forma a poder ser medido e analisado em termos de valores, estabelecendo critérios de avaliação rumo ao objetivo;

A – Atingível/Realista – o objetivo não pretende alcançar metas muito além do que os meios permitem, mas sem estarem de acordo com a disponibilidade de recursos;

R – o objetivo deve ser importante e trazer um sentimento de realização, de missão cumprida;

T – o objetivo deverá ser definido em termos de duração/ prazos, indicando um intervalo de tempo para cada objetivo;



Veja os seguintes exemplos de objetivos sem estratégia SMART:

· Vou deixar de fumar;

· Vou perder peso;

· Vou ao ginásio todos os dias;

Os mesmos objetivos com estratégia SMART seriam:

· Perder 10kg, em 12 meses;

· Inscrever-me numa consulta de cessação tabágica, para deixar de fumar, em 12 meses;

· Ir ao ginásio 3 vezes por semana, durante 3 meses.


Como pode ver não é exequível a 31 de dezembro comer 12 passas e desejar cumprir 12 objetivos. Ao longo do ano já terá desistido, já se esqueceu e sente-se frustrado por não os ter atingido.

Defina apenas 2 objetivos para os próximos 12 meses, algo que seja verdadeiramente importante e que dependa única e exclusivamente de si.

bottom of page