top of page

Obrigada!!! A gratidão como motor de felicidade.

O autor Ben Stein dizia que não havia nada que nos podia dizer que em poucos minutos nos ensinasse a ficar ricos. No entanto ensinar-nos-ia a ficar ricos e isso seria muito melhor do que ser ricos. Seja grato... Esse é o único método totalmente confiável para ficarem ricos depressa.

A gratidão pode parecer simplista mas trata-se de um fenómeno mais profundo e complexo que desempenha um papel fundamental na Felicidade humana. A gratidão é uma das coisas que pode mudar visivelmente a vida de uma pessoa. As pessoas quando se envolvem sistematicamente na prática da gratidão sentem uma série de benefícios psicológicos físicos e interpessoais.


Então o que é que nós queremos dizer com gratidão? Para a maior parte das pessoas esse é um conceito baseado no senso comum. Quando estou grato reconheço que recebi um presente, reconheço o valor desse presente, e aprecio a intenção da pessoa que mo ofereceu. O benefício desse presente orgânico pode ser material ou não material.

A gratidão também tem sido descrita como uma emoção, um estado de espírito, uma virtude moral, um hábito, um traço de personalidade ou uma resposta de enfrentamento, e até uma forma de estar na vida. A palavra gratidão deriva do latim gratia que significa favor, e grata que significa agradar. Todas essas derivações desta raiz do latim estão relacionadas com gentileza, generosidade, oferta, a beleza de dar e receber, ou receber algo gratuitamente.


A gratidão é gratificante. Faz-nos sentir bem. A gratidão também motiva. Quando nos sentimos gratos estimula-nos a partilhar com os outros a bondade que recebemos.

A gratidão é admitir a bondade na nossa vida. Ao nos sentirmos gratos estamos a dizer sim à vida. Afirmamos que no seu conjunto a vida é boa e contém elementos que fazem valer a pena viver. Ao reconhecermos ter recebido alguma coisa sentimo-nos gratificados seja em virtude do que recebemos ou pelo esforço empreendido pelo doador na sua escolha. A fonte dessa bondade poderei ser Eu, as outras pessoas, ou uma fonte espiritual.

Ser grato também significa que perante uma adversidade eu vou conseguir selecionar aquilo que trouxe bondade a minha vida. E essa gratidão só surge com reconhecimento e aceitação, que implica uma observação curiosa e atenta da minha vida e do que me rodeia. Criar e manter um estado de gratidão é algo que requer esforço. Reconhecer é conhecer ou passarmos a ver sobre uma nova perspectiva algo que já conhecíamos A adversidade transformou-se em oportunidade. A gratidão é aceitação consciente de que somos receptores do bem.


Deixo uma estratégia que pode ajudar a trabalhar a fomentar a sua gratidão.


 


Mantenha um diário de gratidão

Uma das maneiras mais eficazes de cultivar a gratidão é estabelecer uma prática diária através da qual se lembra assim mesmo das ofertas, benefícios e coisas boas que tem na sua vida. Uma das melhores formas de fazer isto é mantendo um diário de gratidão, no qual regista diariamente as bençãos que reconhece ter. Esta estratégia torna as pessoas mais felizes. Ao estarmos gratos estamos a reconhecer que existe uma fonte de bondade nas nossas vidas. Ao escrever todos os dias ampliamos e expandimos a consciência destas Fontes de bondade. Dedicar um tempo, todos os dias, a evocar memórias de gratidão relacionadas com acontecimentos que podem ser mundanos ou banais, ou com os seus atributos pessoais, ou ainda com pessoas importantes para si na sua vida, dá-lhe o potencial para estruturar e firmar a gratidão com tema de vida e ao mesmo tempo nutrindo uma postura fundamental de vida cujo impulso é decididamente afirmativo.

Comece, portanto, por catalogar todos os dias acontecimentos que inspiram gratidão, pouco importa se escolhe o início do dia para ir listando os acontecimentos ou se essa é a última coisa que faz à noite. Não existe uma regra, a única coisa que importa é estabelecer o hábito diário de prestar atenção a acontecimentos inspiradores de gratidão.


A si estou Grata por ler este texto.



bottom of page