top of page

Resiliência – Palavra de 2020

Este ano todos fomos postos ao limite, as nossas vidas viraram do avesso, o ano foi marcado pela dura incerteza. Na realidade, anualmente passamos por momentos de frustração e perdas, não é exclusivo de 2020.

Todos os anos alguém perde o emprego. Todos os anos alguém perdeu uma pessoa que ama. Todos os anos outro alguém depara-se com o internamento hospitalar de um familiar ou amigo. Todos os anos existe uma empresa em carência económica que afeta diretamente as famílias. Todos os anos temos pessoas a batalhar contra o desemprego. Todos os anos casamentos são cancelados, festas adiadas, as razões é que são diferentes. Todos os anos alguém vive o Natal profundamente sozinho. Este ano fomos todos colocados no mesmo barco e ficamos conectados com o nosso sentido de humanidade partilhado em que lembramos que o sofrimento é universal.


Perante determinadas situações, podemos sentir-nos muito vulneráveis e afetados noutras percebemos que conseguimos superar e voltar ao nosso estado emocional normal apesar da experiência negativa.

A capacidade de recuperar depois de uma adversidade chama-se Resiliência.


Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar a acontecimentos de vida desafiantes que geram ameaça ao nosso bem-estar. Potencia a nossa flexibilidade em persistir, adaptar e transformar alguma característica ou contexto.

A resiliência não é aguentarmos tudo o que nos acontece sem nos queixarmos nem sem a ajuda de ninguém, Ser resiliente também é pedir ajuda quando precisamos.


A resiliência desenvolve-se e constrói-se ao longo da vida, somos mais resilientes quando somos postos à prova com alterações no contexto em que vivemos e aprendemos a lidar com elas. A resiliência cresce quando temos a oportunidade de conhecer e ultrapassar certos desafios e limites impostos.


A resiliência dá-lhe a capacidade de assumir o controlo, sabendo que perante desafios se pode influenciar a própria resposta. Tem a possibilidade de assumir a responsabilidade de fazer alguma coisa para melhorar sua situação, decidindo qual o espaço que esta situação ocupa na sua vida.

A adversidade também nos traz a oportunidade de evoluirmos e sermos mais resilientes. É transformar a falha em aprendizagem. A dificuldade em inovação e criatividade.


Deixo alguns aspectos que poderão facilitar a sua resiliência:

– Aceite que a mudança e a incerteza fazem parte da vida;

– Aprenda com a sua própria experiência de adversidade;

– Alimente relações positivas com familiares e amigos;

– Dê significado aos seus dias realizando tarefas/atividades que sejam importantes para si;

– Invista no seu auto-cuidado integrado: ative ferramentas de auto-observação; regule as suas rotinas de sono; Mantenha a alimentação saudável; Realize com regularidade exercício físico e atividades que lhe dêem prazer;

– O humor será sempre uma excelente ferramenta para lidar com a adversidade pois rir é o melhor remédio.

Esta capacidade não é exclusiva de 2020!


bottom of page